Hospital Regional do Sudeste do Pará
Dr. Geraldo Veloso

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso foi inaugurado em outubro de 2006 e, desde então, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Possui perfil de atendimento com foco em neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, nefrologia, e cirurgia geral.
Referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios da região, o hospital tem sua história marcada pela qualidade no atendimento e oferta de serviços de média e de alta complexidades que não são ofertados por outras unidades da rede pública na região, como gestação de alto risco, cirurgia plástica reparadora, centro de hemodiálise com 22 máquinas, tratamento em UTI, lesão de artéria com necessidade de prótese e ressecção transuretral da próstata. O nome da unidade é uma homenagem in memoriam a Geraldo Mendes Castro Veloso, um dos pioneiros da Medicina da região.
Os municípios referenciados pelo HRSP são: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado do Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e Tucuruí.
Habilitações e certificações/ Prêmios e reconhecimentos
- Selo Green Kitchen 2017- Hospitais Verdes e Saudáveis - Menção Honrosa 2018 e 2019 - Reconhecimento de participação da Campanha Global - "Desafio de resíduos e Saúde Pelo Clima".
Princípios fundamentais da assistência

Missão

Visão

Princípios organizacionais
O hospital
O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) está localizado em Marabá, um dos municípios mais populosos do Estado.
Possui 115 leitos, dos quais 77 são de unidades de internação clínica e cirúrgica e 38 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 20 de UTI Adulto, 9 de UTI Pediátrica e 9 de UTI Neonatal. As especialidades disponibilizadas na unidade são anestesiologia, cardiologia, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia plástica reparadora, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia geral, clínica médica, endoscopia, infectologia, nefrologia, neonatologia, neurologia, pediatria, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, ortopedia-traumatologia, otorrinolaringologia, radiologia, terapia intensiva e urologia. A unidade também possui um Centro de Hemodiálise que possui 22 máquinas em funcionamento e consultórios ambulatoriais.
A unidade oferece, ainda, atendimento em reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia), exames laboratoriais, diagnóstico por imagem e métodos gráficos (ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x, ultrassonografia, teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma e endoscopia).
Atendimentos
O hospital conta com uma equipe de mais 600 profissionais, entre diretos e indiretos. A equipe assistencial é composta por médicos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogo, fonoaudiólogo, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Possui 115 leitos, dos quais 77 são de unidades de internação clínica e cirúrgica e 38 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 20 de UTI Adulto, 9 de UTI Pediátrica e 9 de UTI Neonatal.
Urgência e Emergência
Exames
Atendimento multiprofissional
Internações
Cirurgias
Certificações
Programas e Projetos
1 - Visita de líderes ao HRSP: os líderes (representantes das escolas, postos de saúde, líderes dos bairros) e moradores da comunidade visitam o HRSP. O diretor geral os acolhe na sala de reuniões, e ministra apresentação referente à estrutura organizacional, estrutura física e de serviços, sistema de regulação de usuários, investimentos com reforma e ações do Governo do Estado. Após a apresentação, os representantes da comunidade, junto aos diretores e outros colaboradores, realizam visitas às dependências da unidade.
2 - Ação social e de saúde, conforme necessidade local: palestras educativas e preventivas, orientação nutricional, consultas médicas, consultas de enfermagem (dentro dos programas do Ministério da Saúde), atendimento de psicologia, aferição de pressão arterial e realização de teste de glicemia capilar, distribuição de material educativo, ouvidoria e captação de doadores de sangue.