Em ritmo de Copa do Mundo, bebês do Regional de Marabá participam de ensaio fotográfico especial

Em breve, fotos irão fazer parte de uma exposição que será realizada no Hospital Regional do Sudeste do Pará

Bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, participaram na última quinta-feira (24), de um ensaio fotográfico com a temática Copa do Mundo de Futebol 2022.

Com roupinhas e adereços temáticos que remetem às cores da seleção brasileira, a sessão de fotos dos bebês prematuros em atendimento na unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, foi realizada pela fotógrafa voluntária Núbia Suriane.

O registro fotográfico foi acompanhado de perto por membros da Comissão de Humanização do HRSP, e também pelas mães, pais, e especialistas da UTI Neonatal para garantir a segurança e o conforto dos bebês.

Um dos recém-nascidos que participou do ensaio foi Teodora Maria, que nasceu no último dia 16. A mãe, Luziene Alves do Nascimento, conta que, desde então, a pequena vem lutando bravamente pela vida.

“Tive uma gravidez de alto risco. Fiquei feliz quando fui encaminhada para fazer o parto aqui no Regional, devido à qualidade na assistência. Tudo correu muito bem. A Teodora ficou linda nas cores do Brasil. Esse momento vai ficar eternizado na minha memória, desejo que logo possamos ir para casa e torcer juntas pelo hexa da seleção”, conta a mãe.

A fotógrafa marabaense Núbia Suriane destaca que se sentiu honrada por registrar por meio das suas lentes os pequeninos do Regional de Marabá, proporcionando momentos afetivos marcantes para as famílias e profissionais envolvidos na ação.

“O ambiente da UTI é muito diferente de um estúdio. Alguns bebês têm limitações, mas a equipe de enfermagem do hospital auxiliou em tudo, proporcionando aos prematuros um espaço de acolhimento lúdico e humanizado”, compartilha a voluntária.

Em breve esse ensaio fotográfico irá fazer parte de uma exposição que será realizada no Hospital Regional do Sudeste do Pará.

De acordo com Flavia Fernandes, analista de Humanização da instituição, a iniciativa visa oferecer um ambiente mais acolhedor, que proporcione bem-estar, além de auxiliar na recuperação dos bebês internados na UTI Neonatal.

“O ensaio fotográfico contribuiu para o fortalecimento dos vínculos entre mãe e filho, proporcionando momentos de humanização e memórias afetivas eternas. A iniciativa só foi possível graças à dedicação dos nossos voluntários que durante todo ano, participam de projetos e ações voltados para os pacientes”, enfatiza Flávia.

A profissional ainda ressalta que a unidade assegura o direito à presença das mães 24h por dia na UTI Neonatal ao lado de bebês hospitalizados, seguindo todas as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Referência neonatal e pediátrica – O Regional de Marabá é o único hospital da região a dispor de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI Neonatal, nove de UTI Pediátrica, além de 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região, e presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).