Férias escolares: confira dicas para alimentar as crianças de forma saudável no verão

Fresh and wet fruits

Especialista do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, destaca a importância da hidratação para as crianças durante o período mais quente do ano

Com as altas temperaturas do verão amazônico, a preocupação com alimentação das crianças deve ser redobrada. Por isso, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, destaca algumas dicas saudáveis de alimentação para esse período do ano.

Débora Souza, nutricionista do HRSP, explica que a estação mais quente pede alimentos leves e ricos em água. Em especial, a profissional indica as frutas, que são fontes de vitaminas e sais minerais, além de sugerir que evitem alimentos gordurosos e industrializados como refrigerantes, que favorecem a desidratação.

“Durante as férias as crianças praticam muitas atividades físicas e, com as altas temperaturas, estão mais sujeitas à desidratação, insolação e intoxicação alimentar. Por isso é importante consumir alimentos que auxiliem na hidratação, ajudem na proteção bacteriana e proporcionem uma boa saúde intestinal”, comenta.

A nutricionista ainda explica que, nesse período, é recomendado se alimentar a cada três horas, prática suficiente para fornecer energia e os nutrientes necessários para as crianças aproveitarem as férias.

“É importante não sair da rotina e manter os horários do café da manhã, almoço, lanche e jantar. Os doces e outras guloseimas podem ser liberados, mas sem exageros”, afirma.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de um milhão de pessoas em 22 municípios.

Confira 5 dicas da especialista para uma boa alimentação:

• Dê preferência a um cardápio leve no almoço e jantar. Recomenda-se peixes, legumes e verduras, grelhados ou refogados. Estes alimentos proporcionam uma digestão mais fácil e rápida, além de garantirem disposição;
• Abuse de frutas ricas em água, como melancia, laranja, tangerina, melão e abacaxi. Essas frutas contêm muita água, logo, são boas escolhas para manter as crianças hidratadas;
• Controle o consumo de salgadinhos, chocolates, sorvetes e guloseimas em geral, já que o consumo exagerado pode causar o ganho excessivo de peso;
• Troque os alimentos processados, enlatados e congelados por refeições naturais e caseiras;
• Sempre ofereça líquidos como água, água de coco e sucos naturais, que são boas opções para evitar a desidratação.