Em clima de São João, Hospital Regional do Sudeste do Pará promove ação de humanização com festa junina

Pacientes e profissionais de saúde do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, participaram nesta terça-feira (29/6) do evento batizado de “Arraiá do Hospitá”. A ação, com referências ao período de festas juninas típicas neste mês, promoveu a conscientização sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Seguindo todas as recomendações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, o evento contou com atividades lúdicas sobre a importância do distanciamento social, higienização das mãos e uso correto das máscaras para o enfrentamento da pandemia. Além disso, com projetos de humanização no ambiente hospitalar, a iniciativa realizada no HRSP também trouxe mensagens de otimismo e esperança aos pacientes e colaboradores.

Um dos hospitais de referência no norte do País no combate ao novo coronavírus, o HRSP é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará (SESPA).

Segundo Flavia Fernandes, analista de Humanização do HRSP, devido a pandemia algumas tradicionais brincadeiras juninas tiveram que ser adaptadas. “O nosso ‘arraial junino’, buscou desenvolver atividades de prevenção e trazer conforto emocional aos pacientes, reduzindo o impacto da internação”, comenta.

A profissional conta que entre as atividades sugeridas para a ação houve a ideia de fazer a brincadeira do “correio elegante” de uma forma diferente. “Por meio de cartões higienizados levamos mensagens de fé, solidariedade e compaixão aos pacientes da instituição”.

Márcia Freitas foi uma das pacientes que participaram da ação no HRSP. De acordo com ela, as atividades são uma ótima oportunidade de desmistificar o ambiente hospitalar como um local triste e pouco acolhedor. “No Regional do Sudeste do Pará sempre sou recebida com muito profissionalismo e respeito. Até estava me sentindo um pouco desanimada, mas quando cheguei fui recebida com tanta alegria que o meu dia ficou bem melhor”, disse.

Os atendimentos prestados no HRSP integram o SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para uma população estimada em mais de 1 milhão de pessoas no Sudeste do Pará. A instituição conta com 115 leitos, sendo 52 leitos exclusivos para os casos mais graves do novo coronavírus.