2º Semana de Farmácia do Hospital Regional de Marabá alerta sobre os riscos da Automedicação

A automedicação é um costume popular entre os brasileiros. Para alertar sobre os perigos dessa prática, que consiste em consumir medicamentos sem a orientação de um profissional, o Hospital Regional do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (Pa), promoveu nos dias 21 e 22 deste mês, o ciclo de palestras “Automedicação um Risco a Saúde”. A atividade integra a programação da 2º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde, que acontece ao longo desta semana.

A iniciativa, realizada na unidade que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, teve como público alvo os usuários e colaboradores do HRSP, além de estudantes do curso de Farmácia da região. Na oportunidade, todos receberam instruções sobre as precauções que devem ser adotadas para o consumo adequado de medicamentos.

Jaciana Coelho, gestora da farmácia do HRSP, esclarece que o uso de medicamentos de maneira incorreta ou irracional, pode trazer consequências graves como reações alérgicas, dependência e até a morte. “O ideal é sempre consultar um médico, ele poderá indicar o medicamento correto, ou então um farmacêutico, para tirar as dúvidas” explicou.

A funcionaria pública, Marta Vieira, que acompanhou seu filho durante consulta no HRSP, revelou que já fez automedicação, inclusive de antibióticos. Durante a palestra, ela aproveitou para tirar dúvidas com os farmacêuticos da unidade. “Quero parabenizar o hospital por essa iniciativa, não tinha noção dos riscos que corria em me automedicar! Tinha muitas dúvidas, agora sei os cuidados que devo ter”, ressaltou.

A 2ª Semana de Farmácia Hospitalar é realizada em todos os hospitais gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar no país. A programação do Regional de Marabá conntinua no dia 24, com a realização de palestras sobre a importância do farmacêutico no ambiente hospitalar.

Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia. A unidade também conta com um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas disponíveis para a sociedade.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.