Cases da unidade foram apresentados em São Paulo; resultados mostram significativa redução de infecções
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), apresentou projetos na 6º edição da Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP), realizada em São Paulo (SP).
A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, é integrante do Projeto Colaborativo – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde, e promove estes encontros presenciais regularmente.
Durante o evento, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, o HRSP apresentou os cases da Visita Estendida, Alta Gestão e Interação Familiar, que foram selecionados pelo Hospital Moinhos de Vento, um dos cinco hospitais responsáveis no país pelo PROADI/SUS e padrinho do HRSP no Projeto, que visa promover a melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Os projetos desenvolvidos pela unidade contam com a participação direta das suas diretorias Hospitalar, Assistencial, Administrativo Financeira e Técnica, que em reuniões e encontros com familiares de pacientes, debatem as melhores formas de cuidado.
Desde que aderiu ao Projeto Colaborativo, o HRSP atingiu números expressivos de redução de infecções. Há nove meses não é registrada nenhuma infecção primária de corrente sanguínea, associada ao cateter venoso central. Também houve uma redução de 53,4% na taxa de infecção de Pneumonia Associada a Ventilação mecânica.
Cases
O projeto de Visita Estendida desenvolvido no hospital, estimula a participação colaborativa da família para agregar mais humanização no tratamento do usuário. Consequentemente, isso proporciona ao familiar estar ao lado de seu ente querido por um período além do horário regular de visitas, contribuindo assim, para uma recuperação mais tranquila.
Outro case de destaque é o de Interação Familiar, que consiste na realização de reuniões regulares dos profissionais com os familiares dos pacientes, utilizando suportes educativos de interação. Nestes encontros, são repassados orientações e esclarecimentos sobre os atendimentos realizados ao longo do período de internação. A medida é uma importante ferramenta que contribui para a segurança do paciente.
A experiência da participação dos diretores auxilia estrategicamente no atendimento humanizado e no suporte necessário para que o corpo assistencial desenvolva suas atividades.
A Diretora assistencial do HRSP, Maria do Carmo, explicou que o PROADI-SUS oferece um apoio continuo a unidade, através de Sessões de Aprendizagem Virtual (SAV), realizado por vídeo conferência mensalmente. “Durante a SAV é realizada a análise de indicadores de infecções, estratégias de gestão como Ciência da Melhoria e treinamentos de lideranças, para a implantação de segurança do paciente na instituição. Essa ferramenta vem contribuindo diretamente para a melhoria dos nossos índices de infecção, que nos últimos meses tiveram uma redução significativa”, reiterou.
PROADI/SUS
O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma ação do Ministério da Saúde (MS), dirigida ao fortalecimento do SUS. É realizado em parceria com cinco hospitais de excelência, com qualidade reconhecida do país, que através da transferência de sua expertise realizam projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada, voltados ao fortalecimento e à qualificação de 119 hospitais públicos da federação.
Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia. A unidade também conta com um Centro de Hemodiálise com 20 máquinas disponíveis para a sociedade.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.