Hospital regional promove curso de libras em Marabá

Nesta sexta-feira, 25/10, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, irá promover o Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa faz parte do projeto “Saúde em Libras”, desenvolvido pela unidade, e tem como objetivo garantir a universalidade do atendimento aos pacientes que são encaminhados para o hospital.

O curso irá capacitar colaboradores da unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. As aulas serão ministradas pelo Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES), da Prefeitura Municipal de Marabá. O projeto piloto, conta com uma carga horária de 60 horas com encontros semanais com a duração de duas horas/aula na Unidade. A capacitação irá proporcionar um melhor atendimento aos pacientes com alguma barreira linguística, compreendendo a complexidade da Libras, com seus sinais, expressões faciais e direção dos gestos, bem como a comunicação com os profissionais do hospital que também possuem a limitação.

Para o diretor da unidade Valdemir Girato, o curso vai de encontro ao cumprimento da missão da instituição. “Nosso objetivo maior é proporcionar assistência hospitalar em média e alta complexidades, com qualidade e segurança aos usuários do sudeste do Pará. Esse curso vai de encontro aos nossos valores de humanização e qualidade”, reitera.

Sobre a Unidade

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.