Ação será realizada na véspera do Dia Mundial de Combate ao AVC e visa capacitar colaboradores e pacientes para reconhecer os principais sintomas da doença
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a causa mais frequente de óbito na população adulta brasileira. O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), promoverá nesta segunda-feira (28), palestra de conscientização sobre o Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado no próximo dia 29. A iniciativa será realizada na unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e irá alertar usuários e colaboradores sobre os fatores de risco, reabilitação e prevenção da doença.
O diretor hospitalar do HRSP, Valdemir Girato, enfatiza que, tradicionalmente, é realizada uma mobilização anual para capacitar colaboradores da unidade e os usuários, para reconhecer os principais sintomas do AVC. “Infelizmente é uma doença devastadora, por isso é importante palestras como essa, que ensinam a reconhecer os sintomas, para que o atendimento médico seja realizado o mais rápido possível. Quanto mais cedo o paciente é socorrido, maior a chance de sobrevida ou reabilitação total” explica.
Dados
Comemorado no dia 29 de outubro, a data serve para lembrar a enfermidade e as maneiras de evitá-la. Cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos segundo o Ministério da Saúde. Os fatores de risco mais frequentes são a hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes tipo 2 e tabagismo. Há também fatores relacionados à hábitos não saudáveis, além de inflamações nos vasos sanguíneos e distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil figura na quarta posição no ranking da taxa de mortalidade, entre os países latino-americanos e o Caribe. Segundo levantamento, a doença mata mais de 100 mil brasileiros por ano. Em praticamente metade das ocorrências, os pacientes que sobrevivem ficam com sequelas sérias.
Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.