No último final de semana, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) em Marabá, celebrou o Dia das Crianças com uma ação voltada para levar a humanização e alegria aos pacientes mirins da unidade.
Além da doação de brinquedos, contação de histórias e oficinas artísticas, as crianças internadas participaram das atividades lúdicas em conjunto com os colaboradores do hospital, que pertence ao Governo do Estado do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. As atividades foram elaboradas de acordo com a situação clínica de cada paciente e autorização médica.
A ação mudou a rotina hospitalar das crianças, ampliando o sentimento de acolhimento das crianças e familiares pelo hospital. “Brincar é uma atividade essencial à saúde física, emocional e intelectual de todas as crianças. As atividades lúdicas que realizamos tiveram como principal objetivo estimular a autoestima em nossos pequenos usuários, contribuindo assim para o seu bem-estar”, explicou Flavia Fernandes, Analista de Humanização do HRSP.
A oficina de dança contemporânea realizada pela coreografa e dançarina voluntária Anielle Bezerra, foi um dos destaques da programação, empolgando colaboradores, usuários e seus acompanhantes. A ação trouxe sorrisos e contagiou o público infantil internado na unidade.
“Foi a minha primeira experiência como voluntaria em um hospital e foi muito gratificante. Ver as expressões de felicidade e os olhares dessas crianças, que em um momento difícil como esse voltaram a sorrir, me deixou muito emocionada”, ressaltou Anielle.
Durante a programação cultural, que foi realizada ao longo da última semana, os usuários da instituição participaram de atividades literárias com a oficina “Construindo um livro de história”, distribuição de presentes com o grupo “Corrente Solidária”, atividades artísticas de pintura e atividades culinárias com a oficina “Comer Brincando”.
Brinquedoteca
Durante o ano o HRSP, mantém em funcionamento uma Brinquedoteca, que tem a finalidade de tornar o ambiente hospitalar mais alegre aos pequenos, favorecendo ainda a recuperação dos pacientes mirins. O espaço conta com uma biblioteca direcionado para o público infantojuvenil, dezenas de brinquedos, espaço multimídia para exibição de filmes e desenhos animados.
Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
