Fé e devoção marcam passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Hospital Regional de Marabá

Religiosidade e muita espiritualidade. Foi esse o clima que marcou a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e contagiou usuários e colaboradores na última sexta-feira (27/9), no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Marabá (PA), na região da Amazônia. A imagem foi recebida no hospital pelos seus diretores e coordenador Corporativo da Pastoral da Saúde, o bispo emérito Dom Antônio Carlos Altieri.

“A fé paraense é muito forte. Exercer essa obra de misericórdia é muito bonito. A visita de Nossa Senhora de Nazaré ao Hospital Regional de Marabá traz esperança para os enfermos e vai ao encontro ao atendimento humanizado que tanto contribui para a melhora da saúde dos nossos usuários. Jesus veio sobretudo para os doentes e Nossa Senhora como nossa mãe conforta sempre todos nós”, contou Dom Altieri, que durante a sua visita a Marabá ficou impressionado pelo entusiasmo e vivência da fé do povo paraense.

O cortejo, que contou com a presença do bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, percorreu corredores e salas do hospital, onde a imagem peregrina trouxe paz e muita emoção para os usuários, dentre eles a autônoma Virginia Mattos. “É uma emoção muito grande ver a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sempre vou ao Círio e beijar o seu manto hoje e chegar tão próximo dela renovou minhas energias”, afirmou.

Durante a sua visita, a imagem também foi recebida pelo coral de colaboradores da instituição, que apresentaram diversas canções religiosas que acompanharam todo o percurso de Nossa Senhora no hospital.

 

Sobre a Unidade

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.