Hospital Regional de Marabá realiza festa junina para pacientes

O clima de São João tomou conta do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Marabá (PA). A Unidade promoveu uma tarde junina nesta quinta-feira, 27/06, transformando a área externa em um arraial, com direito a comida típica, jogo de pescaria e correio elegante. Organizado pela Comissão de Humanização, o evento reuniu colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Para a paciente Maria Cícera Souza Reis, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva Adulto há dois meses, a comemoração a fez reviver lembranças de quando morava no Maranhão. “Minha família todo ano fazia fogueira, bolo de puba e quadrilha. Era bom que só. A gente fazia uma festa bonita”, contou.

A analista de Humanização da Unidade, Wesleana Coelho, explica sobre o impacto da programação no ambiente hospitalar. “Para os pacientes, esse é um momento de descontração, resgate de valores e vivência cultural, pois, no São João, a gente aproxima familiares, pacientes e colaboradores. É o ‘remédio’ que não vem em cápsulas ou gotas”, disse ela.

Sobre a Unidade

O Hospital Regional de Marabá tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia. 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.