Hospital Regional de Marabá alerta colaboradores sobre riscos no trânsito

A memória falha quando o caseiro William Borges de Souza, de 29 anos, tenta lembrar do momento em que caiu da moto, na zona rural de Marabá. Da queda até recobrar a consciência foram 12 horas de espera. Internado no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), ele diz que nunca imaginou que sofreria um acidente no trajeto que conhecia de cor: o caminho de casa para o trabalho.

Situações como a de William, chamadas de acidente de trajeto, são mais comuns do que se imagina e, na maioria das vezes, podem ser evitadas. Pensando nisso, a 10ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hospital Regional de Marabá traz como tema ‘Segurança no Trânsito também é Segurança no Trabalho’. O evento, que se estende até a próxima sexta-feira (25/5), reúne mais de 500 colaboradores da unidade em discussões sobre trânsito, doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental e uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

A programação conta com a parceria do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Marabá (DMTU) e também faz parte da agenda da unidade em alusão ao movimento ‘Maio Amarelo’, que incentiva o trânsito seguro.

Para a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do HRSP, Ana Carolina Chaves, de uma forma leve, o evento tem sensibilizado os participantes sobre o valor da vida. ‘A palestra do DMTU foi muito interessante. De uma forma agradável, os agentes conseguiram alertar os colaboradores sobre os perigos de dirigir falando ao celular e outras atitudes que podemos cometer sem perceber, mas que são extremamente perigosas para o próprio infrator, os pedestres e os demais condutores’, afirmou a colaboradora.

Direção Viva

Nesta semana, o Hospital Regional do Sudeste do Pará também envolverá a comunidade em uma ação de sensibilização sobre segurança no trânsito. Desta vez, por meio do programa ‘Direção Viva: você Consciente, Trânsito mais Seguro!’, uma iniciativa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que administra a unidade sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A programação ocorrerá nesta sexta-feira (25/5), no município de Bom Jesus do Tocantins, um dos 22 referenciados pela unidade.