No Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), desde um simples curativo a uma cirurgia de alta complexidade, o atendimento aos pacientes segue protocolos rigorosos. Essa rotina faz parte da cultura de segurança do paciente, disseminada a todos os profissionais que atuam na unidade, com o objetivo de evitar erros durante a assistência. Para reforçar a importância dessas medidas, neste mês, a unidade realizou a sua II Semana Multiprofissional, cujo tema foi ‘Segurança do Paciente: Meta Pai D’égua’.
A programação envolveu colaboradores de todos os setores, mesmo aqueles que não atuam diretamente na assistência. Segundo o diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, essa integração é fundamental para a qualidade do atendimento. ‘Quando se trata de assistência, é preciso que todos falem a mesma língua e estejam unidos em prol do bem-estar do paciente. A atenção a cada detalhe, protocolo e procedimento é essencial para um atendimento qualificado e seguro, e isso independe da função do profissional na unidade. Todos estão ali cumprindo uma mesma missão: cuidar de vidas’, afirmou o gestor.
A fim de disseminar as seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o Hospital Regional de Marabá utilizou uma campanha musical, sendo que cada protocolo foi abordado em uma canção. Assim, os colaboradores aprenderam de forma lúdica sobre a importância da identificação do paciente, da higienização das mãos, da comunicação efetiva, da prevenção de quedas, da prevenção de lesão por pressão, da prescrição, uso e administração de medicamentos e o passo a passo da cirurgia segura. Pacientes e acompanhantes também foram envolvidos nas ações, que aconteceram no ambulatório e na recepção de exames.
Para a auditora de prontuários, Aline Belluti, a estratégia foi marcante. ‘Eu achei que essa semana foi bem bacana porque, de uma forma lúdica, foi possível mostrar a importância da segurança na assistência’. O supervisor do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia, Fabio Grifo, também aprovou a programação. ‘Foi muito legal ver todo mundo envolvido em um mesmo objetivo, que é segurança do paciente. Todos trabalharam para uma assistência mais segura e um atendimento com mais qualidade’, frisou o colaborador.
Além das músicas e dos treinamentos, o evento também contou com sessões de embelezamento, missa em ação de graças, cinema especial e, exclusivamente para a enfermagem, distribuição de porta-crachá e carteira do conselho de classe.
Apoio
Como parte da programação da II Semana Multiprofissional, o Hospital Regional do Sudeste do Pará foi um dos apoiadores da XV Semana de Enfermagem de Marabá, realizada nos dias 14 e 18/5, no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges. O diretor-geral da unidade participou da cerimônia de abertura do evento, ocasião em que comentou sobre a importância dos profissionais da área. ‘Para mim, vocês são uns anjos na Terra. Levam força, conhecimento e conforto para quem precisa’, afirmou Valdemir Girato.
O HRSP também esteve presente no encerramento do evento, por meio da palestra sobre segurança do paciente, ministrada pela enfermeira supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Daiane Freitas.
Higienização
Em maio, a unidade dedicará mais uma semana ao treinamento intensivo sobre segurança do paciente, dessa vez especificamente sobre a prática da higienização das mãos. A programação será realizada de 28 de maio a 1º de junho, com dinâmicas, palestras, quiz e concurso de paródia. Já houve uma prévia no dia 11/5, com a apresentação de músicas sobre a temática por estudantes da Faculdade Metropolitana.
Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios da região.