Treinamento aborda eficácia da gestão de custos hospitalares

No Hospital Regional do Sudeste do Pará  – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), os líderes dos setores participaram do segundo módulo do treinamento sobre gestão de custos hospitalares. Pública e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a unidade analisa mensalmente 64 indicadores de custos, com o objetivo de tornar a gestão hospitalar mais eficaz, evitando desperdícios e possibilitando novos investimentos na assistência ao paciente.

De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da unidade, Rodrigo Fauth, o gerenciamento de custos é um assunto novo para a maioria das instituições hospitalares e vai além da contabilização do número de paciente-dia e despesa geral da unidade. ‘É algo complexo, que considera muitas variáveis relacionadas à operação do hospital, e extremamente importante para avaliar o desempenho da instituição’, afirmou Fauth.

No HRSP, a Comissão de Gestão de Custos auxilia os gestores na tarefa, que têm a meta semestral de reduzir em 5% os gastos com aquisição de bem e prestação de serviço, totalizando uma economia anual de aproximadamente R$ 1 milhão.