Hospital Regional de Marabá promove caminhada por trânsito seguro em Palestina

Às vésperas do Carnaval, os cuidados no trânsito devem ser redobrados. Este foi o alerta do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) aos moradores de Palestina do Pará, durante uma caminhada pela avenida principal do município. A ação fez parte da programação da sétima edição do ‘Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro!’, uma iniciativa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar para ajudar a reduzir o índice de acidentes de trânsito na região.

Dona Claudete Lima, de 38 anos, foi para a porta de casa para ouvir as dicas de segurança que eram dadas por profissionais do hospital em um carro de som. ‘Já vi muita gente morrer porque sofreu acidente e estava sem o capacete. Eu mesma tenho medo que isso aconteça com a minha família, porque andamos de moto sem capacete. Meus filhos pedem emprestado quando vão para a roça, mas, na cidade, dirigem sem ele. Tem que arrumar um para prevenir, né?’, admitiu a dona de casa.

Segundo a secretária de Saúde do município, Suele Pantoja da Silva, além da falta de capacete, por questões culturais, é comum ver adolescentes pilotando motocicletas nas ruas da cidade. ‘O hospital é referência em atendimento de acidentados, então, quando faz essas ações, ajuda a conscientizar a população sobre esses riscos’, comentou ela.

Além da caminhada, nesta edição, o programa ‘Direção Viva’ levou informações para estudantes da Escola Municipal 21 de Abril, orientando-os sobre as principais sequelas desses traumas e seus impactos sociais, econômicos e psicológicos na vida da vítima e seus familiares.

Para o diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, o ‘Direção Viva’ é uma forma de promover a qualidade de vida na região. ‘Para a maioria dos pacientes que são vítimas de acidente, a recuperação é longa e muda drasticamente a rotina de toda a família. Podemos evitar esse sofrimento com atenção e responsabilidade no trânsito. Por isso, ao levarmos essa informações à população, estamos contribuindo para que as pessoas vivam melhor’, afirmou o gestor.

Direção Viva

Desde 2016, o programa ‘Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro!’ é realizado pela Pró-Saúde em todas as unidades públicas que gerencia no Pará, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As orientações são repassadas a usuários, colaboradores, estudantes e comunidade em geral a partir de rodas de conversa, palestras e blitze educativas. O objetivo é disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade, bem como, formar multiplicadores no processo de combate à insegurança no trânsito.  

Atendimentos

Em 2017, o Hospital Regional de Marabá atendeu 1.884 vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 1.712 pacientes se envolveram em acidente com motocicleta e os 172 restantes, com carro. É como se, a cada dia, cinco novas vítimas de trânsito fossem admitidas pela unidade. Em comparação ao ano anterior, quando 2.401 pacientes deram entrada no hospital por esse motivo, houve uma redução de 22%.