Com o objetivo de normatizar a atividade solidária realizada por pessoas que atuam voluntariamente no cuidado e atenção com o próximo, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar criou o Programa de Voluntariado. Em Marabá, a iniciativa foi apresentada na última quarta-feira, 19/04, para os voluntários que atuam no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), uma das seis unidades públicas do Pará administradas pela entidade sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O intuito é aproveitar ao máximo o potencial dessas pessoas, tornando a prática padrão, dentro do que preconiza a Lei do Voluntariado, de nº 9.608, de 18/02/98.
Na ocasião, estiveram presentes integrantes dos grupos ”Filhos da Caridade”, ”Canta & Cura” e ”Corrente Solidária”, além de estudantes que vão desenvolver um projeto de paisagismo no hospital. Todos eles assinaram o termo de adesão ao programa e receberam o Manual do Voluntariado, que descreve os direitos e os deveres dos voluntários na unidade.
Segundo a coordenadora de Humanização do HRSP, Caroline Nogueira, com a implantação do Programa do Voluntariado será possível padronizar os procedimentos técnicos e a definição dos critérios de atuação desses grupos dentro da unidade, valorizando-os ainda mais. ”Sabemos o quanto esse tipo de atividade dentro do hospital é importante e benéfica aos nossos usuários, bem como para fortalecer a interação junto à comunidade, aproximando o vínculo com os grupos. Portanto, a partir de agora, com a nova formatação, será possível intensificar as atividades voluntárias, bem como fortalecer essa relação de troca de valores e experiências humanas, se valendo dessas pessoas que desejam fazer a diferença”, ressalta.
Para a representante do grupo ”Canta & Cura”, Cecília Meireles, o trabalho realizado na unidade é sempre uma nova lição. ”A gente se sente muito feliz em desenvolver nosso trabalho aqui no hospital, e temos consciência de que é um benefício mútuo, visto que auxiliamos os pacientes nesse processo de cura, mas saímos daqui renovados, com uma energia muito elevada,com uma sensação de gratidão muito grande”, diz a voluntária, que aprovou a iniciativa da Pró-Saúde em concretizar a prática.”O lançamento do programa é muito importante, pois demonstra a valorização das nossas atividades e ainda ajuda a disseminar a prática e a atrair outras pessoas”, diz.
Serviço
Atualmente, o Hospital Regional do Sudeste do Pará conta com voluntários nas áreas de musicoterapia, risoterapia, artesanato, embelezamento, corte de cabelo, ações de saúde e culturais.
Para fazer parte desse time e se tornar um voluntário no hospital, é preciso entrar em contato com o setor de Humanização, pelo e-mail humanizacao@hrspprosaude.org.br ou pelo telefone (94) 3323-5252.