Hospital Regional de Marabá homenageia colaboradoras e usuárias no Dia Internacional da Mulher

De mala pronta para retornar para casa com o filho, que estava internado há três dias no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, dona Glacilene Lopes, de 45 anos, aproveitou a sessão de embelezamento promovida pela unidade nesta quarta-feira, 8/3, para fazer um penteado antes da viagem para o município de Novo Repartimento. A iniciativa, que fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, disponibilizou às usuárias e colaboradoras serviços como design de sobrancelha, corte de cabelo, escova e penteado. ‘Ficar em hospital não é fácil. A gente fica meio deprimido, sabe? Aí vem uma ação dessa para deixar a gente mais bonita e se sentindo melhor. É muito bom’, afirmou Glacilene.

Nesta quarta-feira, no HRSP, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), além do embelezamento, as mulheres da unidade foram surpreendidas com a música dos voluntários ‘Filhos da Caridade’, que visitaram as unidades de internação e as áreas administrativas, levando mensagem de amor e chocolate.

Para o líder do grupo de risoterapia, Zalex Ribeiro, a participação foi gratificante. ‘A gente trouxe alegria para o hospital, uma diversão, algo diferente que ajuda a amenizar o clima de doença. Para nós, a grande lição disso é que, doar um pouco do nosso tempo, é ajudar a si mesmo, pois estamos tornando o mundo melhor’, argumentou o professor.

Segundo a coordenadora de Humanização do HRSP, Caroline Nogueira, a homenagem promove o bem-estar das pessoas na unidade hospitalar. ‘Ações como essas contribuem, sim, para a recuperação do paciente e, no caso de acompanhantes e colaboradores, para tornar o ambiente mais ameno’, disse a fisioterapeuta.

Ao longo desta semana, outras programações serão realizadas no Hospital Regional do Sudeste do Pará em comemoração ao Dia da Mulher. Nesta quinta-feira, às 9h, haverá uma oficina de artesanato para pacientes e acompanhantes. Às 10h30 será promovida uma sessão especial de cinema, com direito a brigadeiro. Na sexta-feira, 10/3, às 14h, o obstetra Francisco de Assis fará um bate-papo sobre saúde da mulher e, às 20h, haverá uma palestra sobre empoderamento e direitos das mulheres, com a advogada Nayara Damasceno.