Hospital Regional de Marabá realiza workshop sobre Higienização e Limpeza

A assistência à saúde envolve uma série de procedimentos e rotinas que vão além do atendimento ambulatorial, visitas no leito, curativos e administração de medicamentos. Por isso, ao lado de médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, profissionais de diversas áreas atuam em prol da segurança do paciente. Um exemplo disso é o departamento de Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. O setor é responsável pela coleta de lixo e limpeza da unidade, dentre outras atribuições.

O papel do SHL no combate a agentes causadores de infecção no ambiente hospitalar foi abordado em um workshop esta semana. O evento, que foi direcionado para os gestores da unidade, detalhou como se dá a interação do setor com os demais departamentos e de que forma contribui para o cuidado com o paciente.

Segundo o supervisor do SHL, Filipe Araújo, o serviço atua diretamente contra a disseminação de microrganismos nos ambientes. ‘O SHL funciona 24 horas e está presente em todo o hospital. É responsável pela limpeza de 5.200 metros quadrados e, dependendo do setor, realiza vários tipos de limpeza’, comentou o colaborador’.

Fundamentais no processo de segurança do ambiente hospitalar, a equipe do SHL também está sendo homenageada esta semana, pelo dia do auxiliar de Higienização e Limpeza, comemorado nesta quinta-feira, 09/2.

Unidade

Referência para mais de 1 milhão de pessoas em atendimento de média e alta complexidades na região, o Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade pública e gratuita, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A instituição possui 115 leitos, sendo 77 de unidades de internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).  Em 2016, o HRSP realizou 318.747 atendimentos, entre exames, cirurgias, internações, consultas médicas, sessões de reabilitação a usuários externos e atendimentos multiprofissionais.