Risoterapia encerra programação natalina no Hospital Regional de Marabá

O bom humor é contagiante e, comprovadamente, faz bem à saúde. Foi assim que a menina A.C., de 11 anos, e a sua mãe, Neuzeli Marques, de 33 anos, se sentiram após a visita do grupo de palhaços “Obra de Maria” nesta terça-feira, 27/12, no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. “Isso é ótimo porque oferece um entretenimento para o paciente. Semana passada tivemos uma sessão de cinema especial de Natal e foi uma maravilha”, comentou a dona de casa.

A visita do grupo de risoterapia encerrou a programação de Natal voltada para os usuários do hospital, que, ao longo do mês de dezembro, tiveram a oportunidade de assistir ao musical “Filho de Deus, menino meu”, do projeto Natal Encantado, da Paróquia São Francisco, e, ainda, receber o Papai Noel e os voluntários do “Canta & Cura” e “Filhos da Caridade”.

Para o soldador Isael Leonardo, de 27 anos, que acompanha o sobrinho de sete anos na internação, isso ajuda a deixar o ambiente mais agradável. “Tem alegria. Isso que é legal. A criança fica o dia todo aqui, quieto, deitado, porque não pode se mexer, aí aparecem os palhaços”, contou ele, mostrando-se tão animado quanto o menino.

A coordenadora de Humanização do HRSP, Caroline Nogueira, explicou que a agenda foi planejada especialmente para os pacientes que passariam o Natal longe de casa. “A programação foi feita com intuito de trazer o Natal para dentro do hospital. Não é pelo fato do paciente estar doente que ele tem que se privar de um momento como esse. Por isso trouxemos o que tem de melhor nessa época: esperança, alegria, amor e fé”, disse.

Brinquedos e roupas

Além da programação para os usuários internos, o Hospital Regional também realizou ações junto a instituições parceiras. Na última semana, mais de 100 crianças receberam roupas e brinquedos arrecadados pela unidade a partir da mobilização de colaboradores e médicos.

A iniciativa foi um desdobramento da campanha “Árvore dos sonhos: vamos plantar a felicidade no coração de uma criança e doar presente neste Natal”, realizada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, administradora do HRSP sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. As instituições beneficiadas foram a Associação Projeto Semear, no Vale do Itacaiúnas, e o Instituto Vida Bela, na Nova Marabá.

O vice-presidente do Instituto Vida Bela, José Maria Junior, afirmou que a ação atendeu crianças em situação de vulnerabilidade social. “Isso ajuda a fortalecer a instituição que doa, mostrando o trabalho social do hospital, e a que recebe, porque aqui há muitas crianças que, pela condição econômica dos pais, não receberiam presente nessa época”, comentou ele.